segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Israel na vanguarda do tráfico internacional de órgãos

Vídeo: http://www.presstv.ir/detail/2014/08/18/375753/israelis-highly-involved-in-organ-trade/


Um novo relatório lançou luz sobre o importante papel desempenhado pelos israelenses em tráfico de órgãos internacionais.

O diário estadunidense New York Times , em relatório publicou, no domingo, que os corretores de transplante em Israel embolsam enormes somas de dinheiro, organizando transplantes renais no exterior para pacientes desesperados, através de doadores desesperados estrangeiros.

Através da história de uma mulher israelense, identificado como Ophira Dorin, o relatório mostrou como é fácil comprar ilegalmente um rim através de corretores de transplantes em Israel.

Dorin disse ao jornal que ela pagou US $ 175.000 para uma cirurgia de transplante de rim que foi organizado para acontecer em Costa Rica. No entanto, um documento confidencial do Tribunal da Costa Rica mostra que o doador, que era um homem desempregado de 37 anos de idade, recebeu apenas US $ 18.500 pelo seu rim.

"Minha situação era crítica", disse ela, acrescentando: "Eu não me sintia muito bem, e minha condição foi piorando. Mesmo que eu sabia que era ilegal, eu não acho que eu teria feito nada diferente. "

Com base no relatório do New York Times das  análise dos principais casos de tráfico de órgãos desde 2000, Israel desempenha um "papel desproporcional " no  tráfico de órgãos.

O Ministério da Saúde israelense disse que menos de 10 por cento dos israelenses são registrados como doadores de órgãos. Isso é, em parte devido a restrições religiosas sobre morte e profanação que mantêm  taxas de doação  tão baixas entre os israelenses.

As autoridades da Costa Rica anunciou no ano passado que haviam descoberto uma rede internacional de tráfico de órgãos que se especializou na venda de rins para israelenses e europeus orientais.

Em 2012, pelo menos 10 cidadãos israelenses foram presos por participação em uma quadrilha de tráfico de órgãos.

Israel admitiu em 2009 que havia colhido órgãos de palestinos mortos sem permissão de seus parentes..

MR / AB / SS
http://www.presstv.ir/detail/2014/08/18/375753/israelis-highly-involved-in-organ-trade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário